segunda-feira, 25 de junho de 2018





     São consideradas redes de alta velocidade, as novas técnicas de transmissão que apresentam um desempenho muito melhor que as redes anteriores, maximizando a velocidade e minimizando as perdas de dados durante a transmissão.
     Elas surgiram devido à forte influência das redes públicas de telefonia e de telecomunicação. Devido a necessidade de fornecer serviços de transmissão a custos baratos, a redes passaram por um processo de migração da tecnologia analógica para digital. Graças a essa migração foi feita uma integração de serviços de comunicação, surgindo assim as redes ISDN ("Integrated Services Digital Network”). Em 1988 o ISDN evoluiu para B-ISDN (Broadband ISDN), capaz de atender serviços que necessitem de transmissões superiores.
     A tecnologia digital fez crescer as possibilidades de aplicações que envolvem imagem e vídeo. Com a evolução da tecnologia ISDN para B-ISDN, tornou-se possível transmitir vídeo ou sinal de TV em alta resolução. Para atender os requisitos exigidos pela transmissão B-ISDN, foi criado a rede ATM(Asynchronous Transfer Mode)

      
     As redes ATM apresentam várias vantagens em relação às redes LAN, MAN e WAN. Entre elas podemos citar: A largura de banda escalável à custos menores; Melhor desempenho de qualidade de serviço (qos), promovendo a utilização de novas classes de aplicações multimídia: Vídeo conferencia; Vídeo sob demanda; Trabalho compartilhado; Telemedicina; Ensino à distância, entre outras.
     A tecnologia ATM envolve a transferência de dados em pequenos pacotes (células) de 53 bytes, fazendo com que seja possível operar com uma taxa de transmissão de dados elevada.
     A ATM é uma tecnologia extremamente complexa, devido ao conflito criado pela necessidade de otimizar a banda enquanto assegura diferentes QoS. para  prevenir a sobrecarga, tanto da rede quanto do sistema final, foi criado o Gerenciador de Trafego ATM, que mantinham os requisitos de qos ao mesmo tempo que maximizavam a utilização dos recursos da rede. Garantindo, assim, o bom desempenho e permitindo sua interconexão com as demais tecnologias de redes já existentes.

 Referencias:
https://pt.slideshare.net/BernardoSarreta/redes-de-alta-velocidade
http://rmav-sp.larc.usp.br/Documentos/RAVeAplic.pdf
http://www.dem.inpe.br/~ijar/RedesAltaVelocidade.htm



0 comentários:

Postar um comentário