quinta-feira, 10 de maio de 2018



Hoje falaremos um pouco sobre o provável substituto dos códigos de barra, mais conhecido como RFID (Radio-Frequency Identification ou, em português, Identificação por Rádio Frequência), uma tecnologia de curto alcance, onde etiquetas de Rádio Frequência (falaremos delas mais a frente) podem ser lidas automaticamente por sensores.
Um sistema RFID é composto por uma antena, um transceptor, que faz a leitura do sinal e transfere a informação para um dispositivo leitor, e um transponder ou etiqueta de rádio frequência, que deverá conter o circuito e a informação transmitida. 
                        

          A origem da tecnologia RFID remonta à Segunda Guerra Mundial, criada para os sistemas de radares. Inventada pelo físico escocês Sir Robert Alexander Watson-Watt, com o intuito de implantar transmissores nos aviões ingleses para identificar as aeronaves amigas no radar. Implantando, assim, o primeiro sistema de identificação por rádio frequência da história.

             Mas como seriam essas etiquetas RFID?

                    
                           Acima, temos uma foto de uma etiqueta de radio frequência.

Existem dois tipos de etiquetas RFID:
a) PASSIVA - Etiquetas que utilizam a rádio frequência do leitor para transmitir o seu sinal. Essas etiquetas normalmente têm suas informações gravadas assim que são fabricadas. Porém, algumas podem ser regraváveis.
b) ATIVA – Etiquetas mais sofisticadas e que contam com uma bateria própria para
transmitir seu sinal sobre uma distância razoável, além de permitir armazenamento em
memória RAM.

   O sistema de identificação por rádio frequência pode atuar em diversas ocasiões, como aplicações médicas e veterinárias, controle de passagem, controle de estoque, rastreamento, identificação e até mesmo para pagamentos e substituição de códigos de barras.


Referencias:




2 comentários:

  1. No caso, aquelas etiquetas que são afixadas em algumas roupas, contendo as informações de estoque e controle de furto seria um exemplo de utilização do RFID?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, esse tipo de etiqueta é o tipo mais simples, não tem memória no chip. Ele é utilizado em sistemas anti-furto de supermercados, lojas de conveniências, livrarias, ...

      Excluir