quinta-feira, 31 de maio de 2018



Agora que ja falamos dos tipos de redes...
             

Brincadeiras à parte, vamos falar hoje da definição do que é Internet!



Internet é a rede mundial de computadores e dispositivos interligados numa só grande rede, através de varios protocolos TCP/IP, dentre estes os mais utilizados atualmente são o IPv4 e o IPv6...
A internet possibilita a troca de dados e informações, a utilização de serviços, sistemas de gerenciamento, etc. entre computadores e dispositivos inteligentes 24 horas por dia, em qualquer local do mundo!



Estimasse que origem da internet, foi uma solicitação do Governo dos Estados Unidos da América nos anos 60 a um grupo de pesquisadores, por um sistema robusto e quase infalível de comunicação por meio de redes de computadores, entretanto este somente foi uma base e não a síntese da internet moderna, há diversos estudos de diversos países sobre o tema, por isso não há uma data definida da origem da mesma mas foi em meiados dos anos 80.

A internet é considerada a ferramenta mais importante criada no século XX, ela revolucionou diversas formas tradicionais de comunicação com as rede sociais a telefonia (exemplo telefonia voip) ou acesso à sinais de televisão (iptv), entre outros inumeros padrões que utilizamos até hoje.

"A internet não tem governança centralizada em qualquer aplicação tecnológica ou políticas de acesso e uso; cada rede constituinte define suas próprias políticas."

Ou seja não existe um órgão unitario de fiscalização e controle, mas existe termos de uso de serviços e politícas de uso regionais, como o marco civil da internet do Brasil.

 

Basicamente é isso, a internet é a principal ferramente para quase tudo no século XXI, nós compartilhamos momentos, nos comunicamos, trabalhamos e nos divertimos com ela e é essencial que você saiba como ela surgiu e funciona, espero que tenham entendido bastante ou totalmente, qualquer pergunta deixe nos comentários da publicação, abraços!

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet
- https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/intranet-extranet-e-internet-saiba-a-diferenca/


quarta-feira, 30 de maio de 2018



Não, hoje nós não falaremos de algum personagem da mitologia grega ou dos mini-jogos olímpicos que ocorrem na américa latina hahaha.


E tambem não é do banco do homem do baú...


P.A.N mais conhecido como Pessoal Area Network é uma rede doméstica, ou seja está situada dentro de um domicilío, como por exemplo a conexão bluetooth que você usa no seu som ou o screen mirroring(espelhamento da tela do seu celular na sua tv.), antigamente essa conexão era realizada, mas dia após dia novas patentes de tecnologia "smart" são criadas e novos produtos chegam ao mercado, hoje você pode controlar a luminosidade da sua casa, aquecer a agua do seu banho, abrir a porta da sua casa, tudo através de uma P.A.N. todos os tipos de redes se misturam de forma que esteja tudo interligado de forma rápida e prática!



Nos primórdios dos anos 2000, eram utilizados cabos, ou conexões bluetooths de padrões antigos que eram bastante não funcionais certas horas, mas com a evolução dos padrões como já mencionado acima é possivel interligar varios dispositivos somente através de bluetooth sem nescessidade alguma de cabos ou dores de cabeça ! haha


Este é o ultimo tipo de rede que faltava ser mencionado, nas próximas postagens vamos falar de internet e intranet, até breve e compartilha !
Forte abraço!

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_%C3%A1rea_pessoal

terça-feira, 29 de maio de 2018



A primeira coisa que você vai achar quando for fazer uma busca pelo termo (MAN Network) no buscador mais conhecido do mundo, vulgo google é a banda men at work banda de rock australiana da cidade de Melborn famosa nos anos 70&80, da qual este que vos fala é bastante fã haha, mas curiosidades músicais à parte, vamos voltar ao tema...


MANS - Metropolitan Area Networks é um tipo de rede que abrange uma área muito vasta se comparada à uma rede local (LAN), uma rede de area metropolitana é utilizada principalmente por empresas e/ou serviços que possuem mais de um escritório ou base em uma cidade, ou  em cidades próximas.


Este tipo de rede era bastante utilizado no primórdios da Tv a cabo, quando uma cidade por exemplo possuía uma recepção de sinal péssima, eles colocavam uma antena no ponto mais alto da cidade e redistribuíam o sinal à todos os clientes, podemos considerar hoje em dia o mesmo com os pequenos provedores de internet das cidades do interior que contratam o sinal junto a anatel e distribuem o acesso a este aos seus clientes.

Continuem ligados no blog para reberem mais conteúdo, está com dúvidas deixe uma pergunta!
Até a próxima pessoal! falou!

Fonte:
-Andrew Tanenbaum, Redes de computadores.

sexta-feira, 18 de maio de 2018



Este tipo de rede é uma rede telecomunicação ou de computadores privada em larga escala geografica que geralmente é utilizada por empresas, instituições governamentais e educacionais, geralmente estabelecida pelo interligamento entre servidores ou por conta do seu vasto alcance geografico, varias redes LAN podem se conectar para formar uma rede WAN, assim sendo o melhor jeito de se unir todos escritórios de uma determinada empresa nacional ou multinacional por exemplo. (esse tipo de interligamento pode ser terceirizado como por exemplo, datacenters contratados).

Geralmente os aparelhos que fazem a interligação entre redes do tipo LAN a uma WAN são roteadores, switchs e outros aparelhos multi-funções de alta capacidade, como os da empresa Cisco por exemplo.


Uma rede WAN é altamente gerenciável e nem sempre padronizada, permitindo assim que as redes locais possam ter acesso à arquivos, serviços e programas, nescessitando somente que a permissão a estes esteja garantida, assim facilitando a vida empresarial não nescessitando que por exemplo todas as redes utilizem o mesmo tipo software de firewall por exemplo.



















Firewall é o dispositivo de segurança que controla o acesso de entrada e saída dos usuários de determinada rede baseado em regras de segurança pré estabelecidas, decidindo assim a permição ou negação do acesso do usuário há determinados locais e/ou camadas, o mesmo pode ser fisíco(hardware) ou virtual (software) ou a junção dos dois, sendo assim um dispositivo de suma importância para as redes de computadores.



Como se existissem paredes que delimitassem hierarquicamente o acesso que os usuários podem ter. RSRS.


Saíndo desse quesito segurança, espero que tenham entendido o que seja uma rede WAN e como ela é bastante presente no nosso dia a dia.

Dúvidas deixem perguntas, continuem acompanhando nosso blog! FALOOOU

Fonte(s):
- https://searchenterprisewan.techtarget.com/definition/WAN
- http://www.allisonroyce.com/wide-area-network/
- https://www.cisco.com/c/pt_br/products/security/firewalls/what-is-a-firewall.html
- Todas as imagens são e ilustrativas e seus direitos são reservados aos seus idealizadores.


quinta-feira, 10 de maio de 2018



Hoje falaremos um pouco sobre o provável substituto dos códigos de barra, mais conhecido como RFID (Radio-Frequency Identification ou, em português, Identificação por Rádio Frequência), uma tecnologia de curto alcance, onde etiquetas de Rádio Frequência (falaremos delas mais a frente) podem ser lidas automaticamente por sensores.
Um sistema RFID é composto por uma antena, um transceptor, que faz a leitura do sinal e transfere a informação para um dispositivo leitor, e um transponder ou etiqueta de rádio frequência, que deverá conter o circuito e a informação transmitida. 
                        

          A origem da tecnologia RFID remonta à Segunda Guerra Mundial, criada para os sistemas de radares. Inventada pelo físico escocês Sir Robert Alexander Watson-Watt, com o intuito de implantar transmissores nos aviões ingleses para identificar as aeronaves amigas no radar. Implantando, assim, o primeiro sistema de identificação por rádio frequência da história.

             Mas como seriam essas etiquetas RFID?

                    
                           Acima, temos uma foto de uma etiqueta de radio frequência.

Existem dois tipos de etiquetas RFID:
a) PASSIVA - Etiquetas que utilizam a rádio frequência do leitor para transmitir o seu sinal. Essas etiquetas normalmente têm suas informações gravadas assim que são fabricadas. Porém, algumas podem ser regraváveis.
b) ATIVA – Etiquetas mais sofisticadas e que contam com uma bateria própria para
transmitir seu sinal sobre uma distância razoável, além de permitir armazenamento em
memória RAM.

   O sistema de identificação por rádio frequência pode atuar em diversas ocasiões, como aplicações médicas e veterinárias, controle de passagem, controle de estoque, rastreamento, identificação e até mesmo para pagamentos e substituição de códigos de barras.


Referencias:



quarta-feira, 9 de maio de 2018



   A primeira transmissão oficial de HDTV no Brasil, ocorreu em 2 de dezembro de 2007 na cidade de São Paulo, o evento reuniu cerca de dois mil convidados, com a presença do presidente da república Luis Inácio Lula da Silva, que então, fez o pronunciamento de ''inaugurar'' a TV digital em "solo brasileiro". 
 

O desligamento do sinal analógico, vem sendo feito em alguns estados brasileiros por etapas. No estado de Sergipe, será desligada em 17 municípios no dia 30 de maio de 2018. A TV Sergipe vem fazendo uma grande divulgação sobre o desligamento, o governo criou o programa "Conversor Digital Bolsa Família" que funciona da seguinte forma: pessoas que são beneficiadas pelos programas Bolsa família, Minha casa minha vida, aposentados de baixa renda que esteja cadastrados no CadUnico e desempregados que estejam cadastrado no CadUnico, recebem o conversor totalmente gratuito.


   O que fazer para ter a TV digital ?
Resultado de imagem para conversor e antena
   Quem ainda possui uma TV analógica, deve providencia o mais rápido possível o conversor digital e a antena externa para continua a usa a televisão normalmente.
                                        








Para se existir uma rede de computadores é nescessário que dois ou mais computadores e/ou dispositivos estejam conectados (Não dependendo do tipo de conexão: Internet wi-fi, Bluetooth, etc.) o que importa é o interligamento entre os dispositivos e se há compartilhamento de dados, se os mesmos estiverem numa área geograficamente próxima esta conexão é chamada de LAN (Local Area Network) ou em português bem dito "Rede Local da Area" ou Rede Local de Computadores.

Imagem meramente ilustrativa do software de ambientação e simulação de Rede, Cisco Packet Tracer.

Este tipo de conexão é bastante utilizado em Redes Corporativas (por agilizar os objetivos praticados nos ambientes de trabalho.), Laboratórios Acadêmicos como aqueles que você vê na maioria das escolas ou até mesmo na sua residência! Uma rede local é bastante útil para compartilhamento de arquivos de forma rápida, acessível e direta.



Eu sei que algum "miserável" vai lembrar dos tempos do CounterStrike nas lan houses, FOCO NO ASSUNTO CARAAA!!

Imagem meramente ilustrativa:

Mas sim! A maioria dos jogos dos anos 2000 utilizavam gameplay multyplayer através de LAN! rsrs

Mas a questão de um milhão de dólares é: Estar conectado numa rede local significa que todos da rede estão vendo seu tráfego na famosa WWW(World Wide Web)?

E a resposta é nem sempre! Tudo depende do tipo de transmissão de dados na rede e tudo depende da configuração de rede e se na mesma existe um nivel hierárquico que permita que isso aconteça, geralmente empresas e instituições educacionais possuem software de Análise de dados para monitoramento de uso da rede como o Wireshark:


Ou simplesmente possuem um chamado Proxy (Que é uma espécie de servidor que age como intermediário para as solicitações do usuário na rede, sendo assim podendo gerenciar o que o usuário pode acessar.) em sua configuração.

Então cuidado amigo!!! Veja lá o que você acessa e onde acessa!
Utilizem a internet para um fim "Dahora", acessem o nosso blog semanalmente! Até breve, haha!!



Fontes:
     https://searchnetworking.techtarget.com/definition/local-area-network-LAN

quinta-feira, 3 de maio de 2018




     Ultimamente, ouvimos falar muito na evolução da rede 3g para 4g, mas será que sabemos quais as diferenças entre elas? Sendo assim, mostraremos algumas melhorias básicas advindas de tal evolução.


  
A rede 3g, cujo objetivo é oferecer acesso à internet com velocidade superior às anteriores, utiliza tecnologia WCDMA (Wide-Band Code-Division Multiple Access), que oferece transferências de dados que chegam à 2 Mbps, sendo aproximadamente 384 Kbps para download e upload. Enquanto a 4g usa a tecnologia LTE (Long Term Evolution), que prioriza um tráfego de rede mais veloz, estável, e mais seguro, teoricamente, podendo alcançar uma velocidade de acesso de 300 Mbps, onde aproximadamente 100 Mbps para downloads e 50 Mbps para upload.

Assim, podemos notar que as principais mudanças e melhorias estão relacionadas à segurança, à estabilidade da rede e à velocidade.

A tecnologia LTE, 4G, está se espalhando pelo mundo rapidamente, e podemos ter certeza de que muita evolução ainda está por vir.

Escrito por Kleber Nascimento Santos


REFERENCIAS:








Nos ultimos anos temos visto numa enorme escala o crescimento da rede mundial de computadores e o aumento da velocidade ao acesso à informações.
Mas você entende o funcionamento da rede e como estas(informações) chegam até você?


Antes de chegar do ponto de partida ao destinatário as informações percorrem um vasto e complexo caminho, mas numa velocidade tão absurda que parece ser istantâneo, tornando a compreensão dessa estrutura ainda mais complexa para pessoas leigas no assunto e de como ela é importante para nossa vida "facíl" cotidiana.

Neste blog tentaremos introduzir os leitores ao mundo por trás do acesso a informação!

Acompanhe-nos e absorva bastante conhecimento!
Até breve!